MÚSICA E RELIGIÃO : Das cavernas ao rock, uma conexão com o sagrado
Na manhã desta sexta-feira (28), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas,
aconteceu o último dia do curso de extensão de Música e Religião, ministrado pelo músico,
artista e pedagogo, Silvério Pessoa. A atividade faz parte do programa Universidade Não Tem
Idade. O curso abordou a música e a religiosidade desde a Grécia, Roma, Idade Média até o
surgimento do mercado atual. O planejamento e estrutura do curso foram montados durante
seis meses. O curso contou com profissionais de diversas áreas, como saúde, direito,
psicologia, letras, antropologia, sociologia, história, música, teologia, jornalismo, entre outras.
Para apresentações das aulas foram utilizadas canções que abordaram o tema dentro da MPB
até o Rock, trechos de filmes, leituras e análises de textos teóricos e a apresentação do projeto
de autoria de Silvério Pessoa. “Para mim, foi uma grande surpresa descobrir e transformar
algo prazeroso em contagiante. Estou muito satisfeito com o resultado”, ressalta Silvério.
O último dia recebeu uma abordagem mais lúdica, um passeio na história de toda a produção
de mercado e suas relações com a religião. Silvério apresentou uma gama considerável de
bibliografia e referências. Na quinta-feira (27) chegaram até o canto gregoriano, passando pela
reforma, contra-reforma e abordagem da música e mercado, além de trabalhar o conceito de
modernidade, apresentando alguns grupos musicais vinculados à temática de religiosidade
humana.
“O objetivo de toda universidade é se colocar a serviço de toda a sociedade e, na Católica,
não é diferente. Então, a proposta de alunos dos cursos de pós-graduação colocarem suas
experiências, seu saber, seu conhecimento para a população, é exatamente a função que a
universidade está cumprindo. Fiquei bastante lisonjeado e achei importante a ideia de Silvério,
uma pessoa do mundo da música, um artista, com tanto compromisso, passar um pouco de sua
experiência”, frisou o professor de Teologia da Unicap, Luis Moura.
A aposentada Tereza Cristina ressalta que o curso “foi muito enriquecedor. Me surpreendeu,
pois nunca tinha visto nada do gênero. Foi muito rico e ultrapasou minhas expectativas.
Silvério é uma pessoa maravilhosa e escolhi o curso para saber realmente a relação de música
e religião”.
Na manhã desta segunda-feira (24), às 9h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, aconteceu o primeiro dia do curso de extensão de Música e Religião, ministrado pelo músico, artista e pedagogo, Silvério Pessoa. A atividade faz parte do programa Universidade não tem Idade. O curso aborda a música e a religiosidade desde a Grécia, Roma, Idade Média até o surgimento do mercado atual. Para apresentações das aulas estão sendo utilizadas canções que abordam o tema dentro da MPB até o Rock, trechos de filmes, leituras e análises de textos teóricos e a apresentação do projeto/cd CICLOS, de autoria de Silvério Pessoa.
Antes de começar a aula, o coordenador do programa, professor João Luiz, fez uma breve apresentação do currículo de Silvério Pessoa que, além de músico, compositor e pedagogo, é aluno do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. Já fez diversas viagens internacionais para pesquisar sobre música. Depois, Silvério apresentou um filme chamado “Baraca: um mundo além das palavras”, que mostra imagens de 24 países e busca traduzir a relação do ser humano com o sagradApós essa apresentação, Silvério sugeriu aos participantes que fizessem uma breve apresentação de cada um. Neste momento, pode-se notar a presença de publicitários, jornalistas, nutricionistas e profissionais de diversas áreas.
“O conteúdo, a temática, o objeto do curso já existe há muito tempo. Com a minha inserção no Mestrado em Ciências da Religião da Católica, pude estruturar esse curso oficialmente. A temática já vem de um bom tempo, e agora pude concretizar. Já fiz uma abordagem na Bienal, mas não de forma estruturada. Eu me interesso muito por música desde pequeno, por causa da herança familiar. Minha avó era cantora de rádio e minha mãe era professora de acordeom” , ressalta Silvério.
Muitos participantes gostaram do primeiro dia do curso. Foi o caso de José Gomes Neto, jornalista graduado pela Unicap, que achou a temática bastante envolvente: “Gerou uma expectativa interessante, pois o que me levou a fazer o curso foi, em parte, curiosidade e a extensão de um conhecimento. São características bem próximas da minha carreira. Gostei bastante e sinto que vai acrescentar muito na minha vida profissional”, destacou.
A curiosidade foi o que mais provocou a vinda das pessoas ao curso. Ana Maria Melo, professora de História, conta que “o que mais chamou atenção foi o tema. Sempre tive curiosidade de saber mais sobre música, e unir essa arte tão bela com a religião, o preço maravilhoso e o lugar esplêndido; então, foi magnífico.”
O programa Universidade Não Tem Idade e a Casa de Farinha Produções vão promover de 24 a 28 de outubro o curso Música e Religião, ministrado pelo cantor, compositor, pedagogo, psicopedagogo e mestrando em Ciências da Religião pela Unicap, Silvério Pessoa. As aulas serão realizadas no Espaço Cultural do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1º andar do bloco B da Unicap, das 9h às 12h. As inscrições já estão abertas no site: www.unicap.br. A taxa é de R$25,00.
O curso abordara a música e a religiosidade desde a Grécia, Roma, Idade Média até o surgimento do mercado atual. Para apresentações das aulas serão utilizadas canções que abordam o tema dentro da MPB até o Rock, trechos de filmes, leituras e análises de textos teóricos e a apresentação do projeto/cd CICLOS, de autoria de Silvério Pessoa.
Mais sobre Silvério Pessoa
Com vários Cds e DVDs lançados no Brasil e na Europa, realiza, desde 2003, viagens para vários países europeus até a Ásia. Pesquisa a cultura popular, a religiosidade e suas relações com o mundo contemporâneo. Lançou o projeto/Cd Ciclos, com canções abordando a ecologia, a solidariedade, a amizade, a família e a cultura de paz. Realiza palestras e cursos com temas abordando a cultura popular e a educação. Acaba de chegar da França, onde investigou a religiosidade popular do norte da região do Midi-Pirenées e realizou shows em várias cidades juntamente com o grupo Occitan La Talvera.
Buscar as relações entre a religiosidade dos povos e a arte musical foi o objetivo do curso "Música e Religião: do Silêncio à Conexão com o Sagrado, do Som das Cavernas ao Rock", oferecido como Extensão na Unicap pelo músico, compositor e pedagogo Silvério Pessoa, entre os dias 24 e 28 de outubro passado. Silvério é nosso mestrando em Ciências da Religião e transforma cada aprendizado no Programa em uma reflexão sobre o seu trabalho e o de outros artistas, que logo compartilha solidariamente com as pessoas.
Dessa vez, teve a colaboração de dois colegas do Mestrado: Karina Bezerra, que falou sobre "O Heavy metal e as religiões", e Érico Lustosa, que tratou de "Música e transe nos Terreiros". Teve ainda uma palhinha do amigo Pe. João Carlos, versando sobre "Música e Liturgia". Vejam alguns outros temas do Curso: As origens da música: o som das cavernas e do medo; Antropologia do ruído: som e sacrifício; Música ocidental: no início era o canto gregoriano; A Igreja medieval, a Reforma e as mudanças no som sagrado; A cidade, a música e o universo; O laboratório das alturas; Pós-modernismo e mercado religioso; O instinto musical: a música, a evolução e o prazer.No encerramento dessa semana de manhãs de estudo, presenciamos o contentamento geral com a viagem realizada entre religiosidades e músicas, um curso de arte mudando cursos de vida (aqui está uma avaliação dos alunos)... E ficamos nos perguntando (aliás, faz tempo que pensamos nisso, veja aqui) qual seria mesmo o sonho humano comum a tantos sons diferentes (conforme a possibilidade de cada cultura, a genialidade de cada artista)... Talvez um sonho de harmonia geral, de conexão transcendental, de silêncio falante... Beleza! Vem aí uma segunda parte do curso, agora viajando pelas culturas orientais. Valeu, Silvério! Parabéns!
MÚSICA E RELIGIOSIDADE : Das cavernas ao rock, uma conexão com o sagrado.
EMENTA:
- Abordagem informativa, crítica e reflexiva, sobre o desenvolvimento da música e sua inserção nas religiões, a partir do ocidente. Utilizando teóricos e cientistas que pesquisam o som, o psiquismo, a história, as religiões e a música.
Metodologia : Exposição, diálogos, apresentação de fotos, filmes, trechos de shows, cds, dvds e livros. Participação interativa com os participantes.
- • MÚSICA E RELIGIÃO : do silêncio à conexão com o sagrado
- • As origens da música : o som das cavernas e do medo
- • Antropologia do ruído : som e sacrifício
- • Música ocidental : no início era o canto gregoriano
- • A cidade, a música e o universo
- • O laboratório das alturas
- • Pós-modernismo e mercado religioso
- • O instinto musical : a música, a evolução e o prazer
- • A igreja medieval: a música e a missa (canto e liturgia)
- • A reforma e a contra-reforma : mudanças no som sagrado
- • Heavy metal e religião
- • O candomblé e a musicalidade natural
- • Música e religião: Conexão e diálogos. Mercado, cds, dvds, referências
- • Conclusão
Música e Religião – Aspectos gerais da relação entre a música e a religião no ocidente
Objetivo: Oferecer conteúdos, em uma abordagem geral, que estimule a compreensão e a reflexão sobre as relações entre música e religião, tomando como base o ocidente.
Carga horária: 15 horas
Textos selecionados sobre o curso "Música e religião: das cavernas ao rock, uma conexão com o sagrado".
Clique aqui no blog do mestrado de ciências da religião da unicap
----------
0 Comentários:
Enregistrer un commentaire
<< Página inicial