Filho do professor francês Nicolas Chopin, que dava aulas de língua e literatura francesa, e da polaca Justyna Krzyzanowska, que tocava o piano.
Rossini (Pesaro, 29 de Fevereiro de 1792 – Passy, França, 13 de Novembro de 1868) Grande compositor italiano do romantismo, célebre autor de óperas cômicas. Escreveu várias óperas como: Il barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha), Guglielmo Tell (Guilherme Tell), Semiramide, La gazza ladra, e La Cenerentola (Cinderela).
Ferdinand-Victor Eugène Delacroix (26 de Abril de 1798, Saint-Maurice — 13 de Agosto de 1863, Paris) foi um importante pintor francês do Romantismo.Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de Turner e o sentimento patético de seu grande amigo Géricault. O pintor, que como poucos soube sublimar os sentimentos por meio da cor, escreveu: "...nem sempre a pintura precisa de um tema". E isso seria de vital importância para a pintura das primeiras vanguardas.
Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust (Auteuil, 10 de Julho de 1871 — Paris, 18 de Novembro de 1922) foi um escritor francês.Filho de Adrien Proust, um célebre professor de medicina, e Jeanne Weil, alsaciana de origem judaica, Marcel Proust nasceu numa família rica que lhe assegurou uma vida tranqüila e lhe permitiu freqüentar os salões da alta sociedade da época.Após estudos no liceu Condorcet, prestou serviço militar em 1889. Devolvido à vida civil, assistiu na École libre des sciences politiques os cursos de Albert Sorel e Anatole Leroy-Beaulieu; e na Sorbonne os de Henri Bergson cuja influência sobre a sua obra será essencial.A homossexualidade é latente na sua obra principalmente em "Sodoma e Gomorra" e nos volumes subseqüentes. Trabalha sem repouso à escrita dos seis livros seguintes de "Em Busca do Tempo Perdido", até 1922. Morre esgotado, atingido por uma bronquite mal cuidada.----------
0 Comentários:
Enregistrer un commentaire
<< Página inicial