FESTIVAL ESPERANZAH - FLOREFFE - BELGICA
La la meilleure manière de vivre est aimer à chaqu...
SHOW 2,3 e 4 - UMA VISÃO DO TÉCNICO DE SOM - TITIO
JE SUIS TRES CONTENT DE VOIR LES IMAGENS...D'ACCOR...
GARE, TRILHOS, PAISAGENS, CULINÁRIA E MÚSICA
SAÍDA DE PARIS - I PARTE - COM A CABEÇA NO MUNDO E...
PELOS DIAS ESCORREM AS IMAGENS
ENCONTROS COM AMIGOS EM PARIS
SHOW 1 - UMA VISÃO DO TÉCNICO DE SOM - TITIO
CABEÇA ELÉTRICA NO MUNDO E CORAÇÃO NO PLANETA





05/2006 06/2006 07/2006 08/2006 09/2006 11/2006 12/2006 03/2007 04/2007 05/2007 06/2007 07/2007 08/2007 03/2008 04/2008 05/2008 06/2008 07/2008 08/2008 10/2008 11/2008 12/2008 01/2009 02/2009 03/2009 04/2009 05/2009 06/2009 07/2009 08/2009 09/2009 10/2009 11/2009 12/2009 01/2010 02/2010 03/2010 04/2010 05/2010 07/2010 08/2010 09/2010 10/2010 05/2011 06/2011 07/2011 08/2011 10/2011 11/2011 01/2012 03/2012 05/2012 09/2012 11/2012 01/2013 05/2013 06/2013




Site Oficial
Comunidade no Orkut




Karina Hoover
Envie um email

+55 81 3269 1654
+55 81 32691625
+55 81 99677815



Layout:PIANOLAB

6.8.07
Show 5 e 6 - UMA VISÃO DO OPERADOR DE SOM - TITIO

Hoje é segunda-feira, dia 6. Acabamos de chegar ao apartamento em Paris vindo da Bélgica. Vou comentar sobre os shows 5 e 6 (Paris e Bélgica).
O show de Paris foi num local chamado La Bellevilloise. Como eu sempre tento fazer uma comparação com locais aí de Recife, este local poderia lembrar o bar Downtown, só que muito mais despojado e com uns toques especiais, como pequenas velas nas mesas e ao redor de quase metade do ambiente. Muito legal. Neste local, ao contrário do que foi nos shows de Bordeaux, a maior parte do ambiente não tinha mesas e era reservado para se ver o show. Mais uma vez tive que fazer também o monitor dos músicos, pois era só uma mesa para fazer o P.A. e o monitor. Fiquei animado ao chegar ao local e saber que daria para todos os músicos usarem fones, mas esta alegria não durou muito tempo, pois ao ligar o in-ear de Silvério, o mesmo não funcionou de jeito nenhum. E dos 5 fones que o técnico falou que dava pra ligar, na realidade só poderia ligar 3. Vamos fazer as velhas adaptações. Tive que colocar monitores de chão para Silvério, Wilson (bateria) e Israel (baixo). O restante da banda, Domingos (cavaco), Renato (viola) e André (acordeom) usaram fones. Tivemos tempo suficiente para passar o som e ficou tudo acertado. Restava agora só torcer pra dar público. E deu!A casa lotou e o pessoal estava lá pra ver o show. Não poderia dar outro resultado. Foi muito bom o show, com a participação do público do começo ao final. Como não tínhamos tempo pré-determinado de show, como acontece na maioria dos festivais que fazemos, Silvério voltou para o bis sem preocupação com o tempo e detonou com uma seqüência de músicas utilizando a zabumba e finalizou com a eletrônica Coco do M. Foi aplaudidíssimo! Melhor show da turnê... Se não existisse o festival EsperanzAh!Não comemoramos muito, pois viajaríamos logo cedo para a Bélgica, Festival EsperanzAh!
Acordamos cedo, pegamos a nossa van e seguimos para a Bélgica. Fomos direto para o festival, mesmo sendo um dia antes do nosso dia da apresentação. Ao chegar perto, já notamos pela quantidade de carros estacionados, que o evento era grande. E realmente era! A estrutura era muito grande, com dois palcos, palestras, entrevistas numa rádio montada no evento (Silvério participou), vários stands com artesanato e comida do mundo todo! E muita cerveja, lógico! O pessoal da Bélgica é muito louco para os nossos padrões. Muito álcool e droga rolando o tempo todo. Para vocês terem uma idéia, pessoas que eu achava que eram seguranças, mas na verdade eram médicos, passeavam pelo meio do público e ao avistarem pessoas deitadas (que não eram poucas), iam lá verificar se estavam dormindo mesmo ou passando mal por causa do efeito do álcool ou das drogas. Impressionou-me isto.
Fomos muito bem recebidos, comi comida mexicana, curtimos todo o dia do festival e assistimos ao show de Salif Keita, um renomado nome da World Music. Fomos para o nosso hotel, mesmo ainda tendo mais um show no outro palco, pois estávamos cansados e queríamos descansar para o dia da apresentação de Silvério que era no outro dia.Eu já sabia que era só check sound horas antes do início do nosso show, ou seja, só iríamos conferir se os sinais dos instrumentos chegavam corretamente na mesa da frente, com o som bem baixinho, enquanto eram regulados os monitores da banda. Depois era só aguardar a hora de início do show. E foi isto que aconteceu. Não tive muito tempo para organizar o som na frente, pois só tive uns 2 minutos para abrir o som normalmente, no volume de show. Achei estranho, pois o som dos instrumentos não chegava legal como as vozes, e o tempo acabou antes de eu descobrir onde estava o erro. Fiquei na mesa, mesmo depois de ter acabado meu tempo, procurando o motivo do meu desconforto, e acabei achando! Não entrarei em detalhes, pois ninguém (além dos operadores de som que estão lendo este texto) entenderia nada.
Fomos para o camarim esperar o nosso horário, conversarmos sobre como seria o show e como foi o check sound.
Chegou nossa hora!Se eu falar pra vocês que não estava tenso, estaria mentido. O festival era enorme, o som era enorme, eu não passei o som como desejava, e não sabia como iria ficar o som no começo. Teria que fazer os ajustes durante o show! Respirei fundo e fui.
O sistema de som era muito bom. Era um sistema da Nexo, que na minha opinião, é um dos melhores do mundo. Começa o show... Cadê o som da vinheta de abertura? Nada! Pensei com meus botões... e agora? Se o começo está assim, como farei todo show? Depois de 15 segundos notei que o técnico me entregou a mesa com um máster de VCA fechado (só vai entender quem é do ramo) e não dava para ver direito porque o botão era muito pequeno e ainda estava de dia, mesmo sendo 19 horas, e batia sol na mesa. Abri o máster e o som da vinheta de abertura apareceu. Ufa!
Vamos ver agora como vai ser quando toda banda entrar de uma vez!
Mas como já tinha adiantado para vocês, o sistema era muito bom, e tudo soou mais ou menos como eu queria. Foi só ajustar alguns detalhes durante as duas primeiras músicas e seguir normalmente como de costume.
O show foi muito bom, muita gente aplaudindo, dançando e curtindo, mesmo não conhecendo nada da obra de Silvério. Não vou me cansar de falar isso: este é o grande barato destes festivais na Europa! O pessoal é aberto para novos sons.
Neste show, Silvério encerrou com o Coco do M. Voltamos para o bis com Na Boléia da Toyota e no final todos foram aplaudidos! Um gringo passou pela frente da mesa e fez o sinal de positivo. Nada mais gratificante para um operador de som.
Missão cumprida!

----------

1 Comentários:

Em 8:47 PM, Anonymous Anonyme comentou:

oi ,eu queria lhes dizer que eu adorei o show no festival esperanzah!era muito bom! Sou belga mas viajei bastante pelo brasil;eu fiquei muito feliz escutando y dansando com suas musicas.Me matou um pouco a saudade!obrigada pela boa energia na musica! Esinam de bruxelas...espero que pasarem de novo na belgica!todo bom para voces.Até a proxima...

 

Enregistrer un commentaire

<< Página inicial