O BAILE DO MENINO DEUS
O Baile do Menino Deus é um auto de natal que chega aos 25 anos de encenação. Música de Antonio José Madureira e lêtras de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima. É livro, CD e espetáculo que este ano fez 5 anos de encenação no Marco Zero, em Recife, Pernambuco, para um público de 10.000 pessoas em 3 dias de encenação. O Baile do Menino Deus é místico, pois traduz o nascimento do menino Jesus através dos folguedos e brincadeiras do interior de Pernmabuco. O Boi, a Burrinha, o Jaraguá, o Anjo, são personagens que dialogam com o imaginário das crianças e das crenças do nosso povo, assim como os Reis do Maracatú, os Caboclinhos e o Matheus. É o natal do povo do Nordeste.
O Baile tem em si uma constituição de dramaturgia através do texto de Ronaldo Correia de Brito. Uma tensão se estabelece entre os dois Matheus que não conseguem abrir uma porta que dá acesso ao menino que nasceu e que somente através dele pode-se receber autorização para começar o Baile, a brincadeira. Nesse contexto eles vivem uma aventura, uma peregrinação para abrir a porta. Por eles e com eles passam as canções que envolvem as crianças e adultos em ritmos locais e lêtras lúdicas apoiadas na imaginação e na cultura do interior de Pernambuco.
Figurinistas, atores, atrizes, bailarinos, tecnicos de som e luz, produtores, músicos e cantores, coro adulto e de crianças, fazem do Baile um verdadeiro espetáculo aberto que consegue emocionar e inserir o natal em um clima agreste e Nordestino. Seu roteiro emociona e hipnotiza por elaborar a história humana através do nascimento de Jesus em terreno Nordestino e cultuado por nosso chão. Um Baile Pernambucano que celebra o nascimento, a renovação em cada coração que deixa abrir a porta dos sentimentos e se deixa envolver pelo ar que transpira de amor, solidariedade e arte, elementos constitutivos do Baile do Menino Deus.
Acima a foto aérea do Marco Zero onde acontece o espetáculo. Observem o palco montado em branco nas margens do Porto do Recife e ao lado esquerdo a pequena "cidade" montada onde é encenado o Baile do Menino Deus. São colocadas cadeiras onde o público lota o lugar com 1 hora antes do horário de início, isso sem contar com os milhares de pessoas que circulam o local para ver e se encantar com a Festa de Natal do Baile. Realmente é algo que em seu universo contagia e fixa algo em nosso interior que é inexplicável. É a amizade do elenco, o afeto de todos que comungam com a idéia e com o trabalho que começa bem cedo com ensaios e montagem.
Acima : Foto do JaraguáFaz 3 anos que sou convidado para ser um dos solistas do Baile do Menino Deus e deixo meu coração sempre feliz com os 3 dias de encenação. Os ensaios, a convivência e o amor que circula o projeto me cativa de uma maneira tão forte que sempre me renovo, reflito e observo o mundo diferente depois do Baile. É a mística do teatro e da dramaturgia. O nascimento do Menino!
"Senhores donos da casaJesus, José e MariaO Baile aqui não terminaO Baile aqui principiaDo mesmo jeito que o solse renova a cada diaDa mesma forma que a luaQuatro vezes se recriaDo mesmo tanto que a estrelaRepassa a rota e nos Guia"Obrigado todos do Baile do Menino Deus
Espero que em 2009, no Natal sempre mágico do Baile
estajamos juntos. sempre...
----------
1 Comentários:
Eu fui no dia 23 com uma amiga minha. Descobrir na hora que ela não vai muito com a sua cara, hi, hi, hi... tirando esse detalhe, gostei muito, apesar dos deslizes que teve na apresentação.
Gosto muito do seu trabalho.
Enregistrer un commentaire
<< Página inicial