VOU DANADO PRA NATAL, COM VONTADE DE CHEGAR

Natal é uma cidade que adoro voltar. Recepção do público e das pessoas em geral me cobre de carinho e afeto. Sempre estamos indo, sempre estamos cultivando amizades e descobrindo outras, além de uma cultura latente que vive e mesmo que internamente, lança seu reflexo pelo mundo. O sol estava alto e o brilho da cidade propício para um show.

Saímos de Recife cedinho, 6:30h. Adoro a paisagem úmida que vai se mostrando da urbanidade até a zona da mata de Goiana, passando por João Pessoa até entrar nos limites do Rio Grande do Norte. Gosto de ficar na cedeira do ônibus com um livro e com meu PSP. Reflito, penso, medito, brinco comigo, já que a maioria da Equipe caiu nos braços do sono. Foi uma viagem tranquila.

O roteiro foi intensivo. Chegamos, passamos o som sem maiores problemas, e nesse caso fico cada vez mais confiante em minha equipe tecnica (Titio no PA, Normando nos monitores, Roberto Riegert na luz e projeções, Marcelo no palco e Talitha na produção), depois segui para a Escola de Música onde fiz uma palestra, um bate papo sobre Mercado Independente, Tour pela Europa e Identidade Cultural. Terminando fui para o hotel e voltei para o palco. A produção local deu um show de competência e bom astral, coordenada pela Cida Campello. Um show em vários sentidos.

Para mim apenas duas surpresas já comentadas no blog do meu tecnico de PA, o Titio, http://www.titioeosbastidoresdeumshow.blogspot.com/ minha voz não estava no "centro" e veio baixa e meu violão também na segunda música. Depois tudo se normalizou. Sempre é uma regra geral - Quando se passa o som e o palco é cedido para outra banda, impossível voltarmos e o som está na mesma medida da passagem. Sempre fico tenso com isso, e nesses casos a competência da Equipe é o que vai fazer a diferença. Fez. O show foi na medida certa para o Anfiteatro da UFRN - CIENTEC.

O show foi maravilhoso! interação com o público, a luz e a energia dos músicos no palco (Ricardo na Bateria, Israel no baixo, Breno Lira na viola de 12 e guitarra, André Julião no acordeom, trompete e escaleta e Wilson Farias na percussão) fomaram uma base segura para minhas melodias e levadas que sempre contagia um público que para nós sempre descobrimos. E isso é nossa maior felicidade.

Eu destaco no repertório desse show: Cipó de Goiabeira, Nas terras da gente, Disposto a tudo, Na Boleia da Toyota, Chiclete com banana e Coração Bobo de Alceu Valença, que sempre contagia a todos. Um momento legal foi também a correria para a compra de CDs e DVDs, um bom sinal de que o público se interessou pelo som e quer descobrir trabalhos que correm ladeando o mercado "oficial". Nossa alegria é essa descoberta. Sempre.

Pegamos estrada de volta para Recife cedinho também, deixando uma Natal de sol e calor humano que me dá saudade. Cheguei em Recife feliz.
Obrigado especial para Cida Campello e creditos para fotos: JOMAR DANTAShttp://www.flickr.com/photos/jomardantas/
----------
PROJETO "CICLOS" -UM OLHAR SOBRE A CANÇÃO ESPIRITUALISTA

Finalizamos as gravações do CD com canções espiritualistas. Agora vem mixagem, masterização e prensagem. Depois de compor e dividir com Alesandro Sobreira e Elias Paulino as idéias de uma canção que utilize a religiosidade sem proselitismo, começamos a elaborar os arranjos com base em cordas (violão de 6 cordas, viola de 12 cordas, violoncelo, bandolim, bandola),incluimos o acordeom por se tratar de um instrumento "local" e percussão variada através de instrumentos como a zabumba, miridanga, cahom, triângulo e ganzá, revestindo as canções com o espírito do multiculturalismo. A temática das lêtras foram escritas a partir da Filosofia espírita.

A seleção das músicas vem sendo eleborada de longo tempo, 5 anos, pois esse projeto já é o resultado de um projeto anterior direcionado aos projetos de Evangelização espírita em Pernambuco, chamado "Quando a vida é alegria", um projeto que impulsionou a dimensão da utilização da música nos eventos e maneira de divulgar a Doutrina Espírita. São 10 faixas.

Acima a instrumentista e professora de música Maíra Macêdo afina o Violão Tenor (Bandola) que ornamentou com frases precisas a reescrita da canção "Oração de São Francisco de Assis".

Moema Macêdo e seu Bandolim. Na mesma faixa que participou Maíra. O CD soa amplo, sem alvo determinado a não ser a reflexão sobre temas variados que despertam na sociedade atual: paz, solidariedade, ecologia, Ficção científica, relacionamentos, amizade, vida e amor.

Presença marcante e emocionante das crianças do Lar Espírita Ceci Costa. Participaram da faixa "Quem quer ver Deus", fechando com chave de ouro o repertório do CD, ou quem sabe, abrindo com chave de ouro futuros projetos nessa área. Muita Paz para todos!
TODA RENDA DO PROJETO SERÁ REVERTIDA PARA INSTITUIÇÕES QUE REALIZAM TRABALHOS COM CRIANÇAS E IDOSOS.
----------
TUDO AO MESMO TEMPO AGORA E A VIDA PERTINHO
CD SOLO - NO GRAU (Título Provisório) Previsão de Lançamento: Segundo semestre de 2009.Esse meu proximo CD começei a gravar faz tempo, em casa. Titio (Ildemar, meu tecnico de som e amigão), começou a insistir em montar um pequeno estúdio aqui em casa. Pequeno messsssssmo. Ficou bom e começei a gravar minhas idéias de canções com violões e vozes. Depois fui chamando os músicos que trabalham comigo, primeiro Renato Bandeira, depois Wilson Farias, André Julião(acordeom), fiz várias parcerias e comecei a colecionar músicas para depois selecionar para o novo CD. Muito divertido esse processo.Até agora parcerias com Marco Polo, Renato Bandeira, Zé Manoel,Ricardo Teté, Diogo e Yuri Queiroga.

Resolvemos hoje levar o equipamento de casa para o estúdio de Titio, na Rua Imperial. Bacana essa mudança de local, pois respiramos outro local e ar, inclusive um frio danado na sala...Titio gosta de ar condicionado friooooooooooooooooooooooooooo........!

E deu no que deu...André colocou vários acordeons em 3 canções. Como é bom pra alma da gente ver e sentir esse processo. Fica mais nítido os caminhos que devemos seguir ou refletir para quando o CD começar a viver o valendo no estúdio. Podemos selecionar estruturas, instrumentos, timbres, vozes, arranjos e finalizar o processo em menos tempo, deixando para a mixagem a delícia de elaborar os contornos. Muito bacana nossa tarde hoje.
CD SEM TÍTULO - EM FINALIZAÇÃO - CANÇÕES ESPIRITUALISTAS - Lançamento previsto para Janeiro de 2009.Por esses tempos a vida começou a nascer. Vi a vida bem pertinho e começei a resaborear o tempo e os intervalos. Depois começei a compor e criar canções, já faz tempo isso, mas começei a pré-produzir em estúdio, antes em casa e o prazer ficou cada vez mais evidente. Estou intensivamente vendo as coisas aparecerem. Formato e contorno através de sons.

Esse CD sem título já está gravado. Canções com base na filosofia espiritualista tendo como suporte o Espiritismo. Os músicos são amigos que fizeram questão de participar do projeto (renda revertida para instituições que trabalham com crianças orfãs). Acima, Fabiano Menezes (celo).

As canções são inéditas, apenas a Oração de São Francisco de Assis é regravada. Abaixo Luciano Magno com viola de 12, fez duas participações lindas e simbólicas para o sucesso do CD. Acima a foto de Elias Paulino (banjo) que juntamente com Alesandro Sobreira(violões) fizeram os arranjos de base de cordas.

E bate aquela insegurança sempre! será que tá bom? esse instrumento fica bom? essa frase será compreendida? finalizo com violoncelo? coloco voz ou muitas vozes? é o que cabe dentro de um ser inquieto.

----------