30.7.08
NO FINAL EXISTE SEMPRE UM COMEÇO

"EU CANTO, PORQUE O INSTANTE EXISTE, E A MINHA VIDA ESTÁ COMPLETA, NÃO SOU ALEGRE NEM SOU TRISTE, SOU POETA...IRMÃO DAS COISAS FIGIDIAS"

"SÓ SEI QUE CANTO E A CANÇÃO É TUDO, TEM SANGUE ETERNO E A ALMA RITMADA. E UM DIA SEI QUE ESTAREI MUDO! MAIS NADA"
----------
DOIS ULTIMOS SHOWS DA TOUR - PALÉO - SUIÇA - II parte

Os shows no Festival Paléo foram perfeitos. Luz e som entrosados com nosso repertório. Público misto de curiosos, outros que já conheciam o trabalho desde 2004 e pela distribuição dos CDs por um selo Suiço. Tudo conspirava a favor do show que teve momentos fortes como o ste de cocos em forte percussão e participação do público.

Som é vida. Compasso é ciclo de vida. Timbres são olhares que divagam e focam. Cores são nossos sonhos. Levadas e ritmos são como afetos que levam nossa alma pra bem longe do que não é bom. E o sonho torna-se realidade.

Quando cantava pensava. Quando parava de cantar pensava em cantar. Quando olhava o olhar do público me envolvia comigo. Pra dentro de mim eu via o que sempre queria ser. O som que estava escutando. Fora e dentro de mim exite o som que habita o lugar.

É quando eu encontro outra pessoa que parece comigo e quando se distancia pensa na outra pessoa. Espelho sabe? o palco e o som, as canções e suas histórias me levam pra outra pessoa que sou eu. Talvez o EU verdadeiro que questiona e critica, que pensa em melhorar sempre. Que sonha em ser.

Nyon, Suiça, Festival Paléo. Imagem no Telão lateral. Suor no rosto embala o som que saia da voz.
----------
DOIS ULTIMOS SHOWS DA TOUR - PALÉO - SUIÇA

Esse é nosso palco no
Paléo, o segundo maior festival de música da Europa. Estive aqui em 2004 reunindo em uma noite "latina", DJ Dolores, eu e Lenine. Foi memorável. Para minha surpresa foi convidado para duas apresentações aqui na Suiça, cidade de Nyon, o que me fez feliz. Uma média de 35 mil pessoas por noite.

Esse o palco principal. Pude ver aqui uma apresentação do
Massive Attack, Justice e o Manu Chao se apresentou também em uma noite. Quem encerrou o festival foi o
R.E.M. Encontrei o Manu Chao no restaurante dos artistas e trocamos abraços e saudades dos bons momentos em Recife no Carnaval desse ano. O Manu foi meu convidado no Marco Zero.

Nossa passagem de som fotografada pelo Titio, nosso tecnico de PA. Foi tudo perfeito no primeiro show. Equipe competente e rápida. Nossos monitores foi comandado pelo Allan, tecnico local que deu um arraso.

Momentos antes do primeiro show no Festival Paléo. Público se organizando em um festival que reune mais de 6 shows simultâneamente.

Panorama da arena do palco
DOME, onde nos apresentamos por duas vezes finalizando a II-Etapa da Tour Europa desse ano. Encontrei o Marcelo D2 e o Ramiro Musoto que se apresentaram no mesmo palco.
----------
28.7.08
SHOW EM SINES - PORTUGAL - MELHOR SHOW DA TOUR 2008

Foi perfeita a interação com o público (8 mil pessoas). O repertório já está maduro o suficiente para a banda arriscar improvisações. Renato (guitarrista) e Augusto(Baterista) fizeram momentos solos bem bacanas.

A questão da língua foi fundamental nesse show. As pessoas entendiam a proposta do nosso som e testo. Foi emocionante ver e ouvir o público cantar
"Ô cumpadre, ô cumadre, eu cheguei pra diversãoooooooooo"...emocionante!

Nossa Equipe tecnica arrasou. Luz de Roberto Riegert e Som de PA de Titio. O Mário, monitor local, também foi competente e fizemos um show perfeito com direito a BIS.

Voltamos com
Elaboração Frevo e deixamos saudades em Sines. Inesquecível esse Festival.

De Sines, após o show, por volta das 5:00 da manhã, seguimos direto para o aeroporto de Lisboa, seguindo para Genebra na Suiça para finalizar a Tour com os dois ultimos shows no
Festival Paleo 2008 no palco Dôme.
----------
SHOW EM SINES - PORTUGAL

Depois do show de Grimauld, França, deixamos a maioria das bagagens na Suiça e fomos para Portugal. Eu e André Julião (acordeonista) no aeroporto de Genebra antes do Vôo.Frio!!!!!!

Chegada em Lisboa. Depois 2 horas até Sines, uma cidade com um litoral maravilhoso. O Festival de Sines reune o melhor da música do mundo. Um show que não pude ver por causa do tempo foi o Projeto de Richard Bona, Toto, Bona e Lokua, no Castelo, em frente ao nosso palco.

Bandeira de Portugal. Em Sines após a passagem de som, fiz uma conferência no Centro de Artes. O tema era o mercado independente, a tradição diante dos tempos contemporâneos e um olhar sobre o mercado da música atualmente.

Palco em Sines. Impecável. Da produção a Equipe tecnica. Foi perfeito.
----------
SHOW DE GRIMAUD - 1000 ANOS DE UMA CIDADE

Foi um show equilibrado. O teatro absurdo de imponente, aberto e com estrutura Grega.

Começamos com Seu Antonio, Cipó de Goiabeira e foi em um crescente até a participaçnao dos amigos de Nice e Itália, Louis Pastorelli e Stefano do Lou Seriol.

Público se soltou no final do show. As arquibancadas de escadaria de pedra e um visual brilhante.


DAqui seguimos para Genéve na Suiça para pegar um vôo para Sines, Lisboa.
----------
22.7.08
GRIMAULD - SHOW DE HOJE - PARTE II

Essa é a visão que se tem olhando do palco. A noite tudo isso ficou iluminado (ruínas). Muito belo. Abaixo dois grande amigos que participarem do show da noite de hoje: Stefano da banda Lou Seriol da Itália e Louis pastorelli do grupo Nux Vomica de Nice.

Vou pegar as fotos do show e postar logo após. Amanhã sairemos cedo rumo à Genebra, Suiça, de onde pegaremos vôo para Portugal, show em Sinnes. Voltamos em seguida para dois últimos shows em Nyon, no Festival Paléo, Suiça, onde já me apresentei em 2004 com Lenine e DJ.Dolores. Nessa versão dividiremos o palco com Marcelo D2.
----------
PALCO, CENÁRIO DO SHOW DE HOJE EM GRIMAULD-SUL DA FRANÇA

Teatro aberto em estilo Grego. Fantástico local do show de hoje. Essa foto foi da montagem de som e passagem de instrumentos.

Observem a dimensão do lugar. Sul da França, muito calor de dia. A noite esfriou bastante.

Olhando o palco das ruínas. Vejam o palco do lado esquerdo da foto. A cidade de Grimaud ao fundo, junto às montanhas.

Eu observando o palco daqui de cima! Foto tirada por Renatinho, que abaixo,no estilo meio que MATRIX!

Aqui em Grimauld, Sul da França, 2:25 da quarta feira. Acabamos de chegar do show de hj. Maravilhoso. O teatro aberto com um panorama espetacular de uma ruína de 1.000 anos. O público sentado ouvia atento até a ultima música! Um belo local.
----------
20.7.08
SHOW HOJE EM PARIS-LA VILETTE

Passagem de som. Embora com um sol forte, Paris estava frio. Um vento que balançava as arvores. Mas o astral do Parque La Vilette no Cité de la Music foi maravilhoso!

Show em Paris, parque La vilette. Duas horas atrás.

O show teve um termômetro com o público. Início, meio e fim com pedido de bis. Todos estão felizes. Terminamos ao som de Frevooooooooooooo...!!!!! muito bacana!

Dá pra ter uma idéia do palco e público.
----------
CASA MÓVEL E CARTAZES DO FESTIVAL LE SUDS À ARLES-FRANÇA

Aqui tem tudo. Embaixo sala, cozinha, refrigerador, banheiro, local para estudar e trabalhar. No primeiro andar quartos com camas. Nossa casa durante essa temporada!

Viagens entre 8 a 10 horas depois do show! meio que nossa casa ambulante.

Cartaz do Festival Les Suds à Arles.

O show de abertura de Goran Bregovic (sou fã), foi de Sam Karpienia, de Marseille, que vai participar do meu projeto com bandas Occitans.

O Lo Cor de la Plana também foi uma banda que participou do mesmo festival e vai estar comigo no projeto cantando uma canção inédita com base em várias vozes. Estive com eles em Marseille no início da viagem.
----------
ESTRADA, ESTRADAS - Parte III

Essa luninária de mesa parace um robozinho que acompanha todos os nossos passos no ônibus da Equipe. Achei uma gracinha!!!!!!!!!!!!

Final de tarde???? de noite?????
19:45h na estrada rumo ao Sul da França.

Panorama da parte de cima do ônibus, tipo um primeiro andar aberto na frente.
Estou em Paris depois de um show memorável ontem no Sud'Arles. Depois posto as fotos do show, pois um amigo clicou e ainda não peguei. O show foi preciso e no público a presença memorável do grupo
Barbatuques. 20/07/2008
----------
19.7.08
ESTRADAS, ESTRADAS, ESTRADAS, ESTRADAS E VIDA-II

Cartaz de um espetáculo de marionetes coordenado por Louis Pastorelli e a banda Nux Vomica de Nice.

Interior do TGV que viajei de Nice à Paris.

Em tempos de Sarkozy, que tem a popularidade cada vez mais baixa na França, meu passaporte e a passagem de TGV no caso de fiscalização cada vez mais aguda em buscas de imigrantes sem documentos na França.

Gare de Nice, e abaixo uma visão distante de Nice e as montanhas que serve de ligação com a cultura Occitan da Itália onde estive semana passada.
----------